Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio <p><strong>Narratio – Estudos de Comunicação, Linguagens e Mídias</strong> (ISSN 2676-0274) é um periódico eletrônico semestral de caráter científico vinculado à área de Comunicação e Artes da Universidade São Judas Tadeu. Tem como objetivo promover a difusão de conhecimento e de pesquisas que coloquem em diálogo a análise de processos e produtos midiáticos e aportes teórico-metodológicos das ciências da comunicação e dos estudos da narrativa, da linguagem e da cultura.</p> pt-BR gutomlobato@hotmail.com (José Augusto Mendes Lobato) prof.anavasconcelos@ulife.com.br (Ana Elizabeth Vasconcelos) Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/47 <p>Constituída na convergência das discussões sobre narrativas, linguagem, cultura, estética e mídia, <strong>Narratio</strong> divulga, nesta nova edição, trabalhos que exploram limites, confluências e discussões internas e ao redor de objetos midiáticos que ressaltam os vínculos entre construções narrativo-discursivas e a conformação do campo social, com tudo o que há aí de político em sentido amplo.</p> José Augusto Mendes Lobato; Marcelo Monteiro Gabbay Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/47 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Vogler e K-pop https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/41 <p>Narratives are present in many ways in people's daily lives. Their construction and structure are essential to understanding how media products gain attention and engage the public. From the perspective of narrative structure, the hero's journey, as interpreted by Christopher Vogler (2006), is used to observe how the structure is applied to the trailer for the album NOEASY by the K-pop group Stray Kids. Through observation, it is possible to see how companies, like recording industry, use narratives as a strategy to engage the public and create unique universes for each release. But, more particularly, we point out the strategic use that the group Stray Kids makes of narrative elements by appropriating the expression “noise music” usually pejoratively attributed to the group's songs, which now emerges as an elixir in the trailer under study, giving it new meaning.</p> Gabriela Glória de Oliveira, Fernanda Elouise Budag Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/41 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Potentialities of the concept of escrevivência for the analysis of narratives about the trajectories of migrant women with disabilities https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/42 <p>Based on three reports produced by ACNUR about the “Empowering Refugees” project, we selected accounts of migrant women with disabilities who attended workshops in Roraima between 2020 and 2022. The reports were analyzed qualitatively, in search of narratives that expressed the dignity of the experiences of migrant women with disabilities, making them legible and audible based on the relational practice of care. We show how accounts produced from the project’s workshops can help compose <em>escrevivências</em>, woven through attentive listening, in which the reception considers the intersection between gender, migration and disability in its institutional and emancipatory faces.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Gabriela Francine Camargo, Laura Adler Lara de Oliveira, Ângela Cristina Salgueiro Marques Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/42 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 A Canção Urbana no Tempo da Internet https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/40 <p>Este artigo investiga o impacto das novas ferramentas digitais na produção musical, especialmente no contexto da canção urbana durante a era da internet. O texto explora as inovações tecnológicas como uma resposta às necessidades de artistas marginalizados pelas empresas tradicionais do setor, analisando como o universo digital permitiu o resgate do protagonismo da criação artística oferecendo a esses músicos uma plataforma para expressar sua criatividade de maneira independente, mas não criou um espaço livre de contradições. A sequência do texto discute como as novas ferramentas digitais proporcionam condições que, anteriormente, eram acessíveis apenas através da mediação de grandes investimentos. O artigo explora o uso da internet e das tecnologias na produção artística independente sobre todas as etapas de seu trabalho, desde a criação até a distribuição e como esse contexto fortalece os discursos sobre autonomia e independência artística proporcionam liberdade para os músicos no desenvolvimento de suas carreiras. O artigo examina a ressignificação das relações com o público e o mercado musical sob o ponto de vista da relação entre a independência tecnológica e a precarização das relações de trabalho, mostrando a dualidade entre a liberdade criativa e a instabilidade profissional. Por fim, será discutido como as novas ferramentas digitais ofereçam uma plataforma para a expressão artística independente ao mesmo tempo que impõem desafios no âmbito estético, histórico, tecnológico e econômico.</p> Felipe Faraco, Sandro Pavão Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/40 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Do estereoscópio à realidade virtual https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/37 <p>This article investigates the convergence between cinema and virtual reality, analyzing the evolution of immersive strategies from stereoscopic cinema to 360° productions starting in 2015. Building on Zone’s research on the development of 3D and stereoscopic cinema, we propose that cinematic virtual reality represents a continuation of this trajectory, expanding the possibilities of immersion and reconfiguring audiovisual grammar. The corpus includes works such as <em>Avatar</em> (2009) and <em>Carne y Arena</em> (2017), questioning whether VR constitutes a structural transformation in cinematic language or a continuation of the immersive tradition. Grounded in authors such as McLuhan, Lévy, Steuer, and Elsaesser, the study discusses mediation, virtualization, and telepresence. The findings indicate that while virtual reality enhances the viewer’s sensory experience and breaks the hegemony of 2D in the audiovisual industry, it also redefines cinematic conventions, functioning as an evolution of the perceptual and interactive strategies already explored by expanded cinema.</p> Marcella Ferrari Boscolo Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/37 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Explorando a Semiosfera https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/31 <p>Este estudo compara o cinema de Kiarostami e o mangá de Taniguchi, analisando como ambos exploram o cotidiano e a linguagem a partir da perspectiva da Semiótica da Cultura, com base no conceito de semiosfera (Lotman, 1999). A pesquisa foca no filme <em>Onde fica a casa do meu amigo?</em> (1987) e no mangá <em>O homem que passeia</em> (2017), abordando como essas obras rompem com o industrial e oferecem novos olhares narrativos. Utilizando os conceitos de semiosfera e fronteira (Lotman, 1999; Trías, citado por Perez, 2008/2009) e as teorias de Eisenstein (2002) e Cirne (1975) sobre a linguagem do cinema e dos quadrinhos, a análise aplica a ideia de fronteira entre as duas formas de arte, ilustrada por fotogramas e uma página do mangá. O estudo conclui que essas linguagens dialogam de maneira significativa, especialmente nesse espaço liminar.</p> Thiago Henrique Gonçalves Alves Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/31 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Digital Remediations and Virtual Relationships https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/38 <p>We aim to analyze two films whose stories are told entirely through desktops: the short film <em>The Sick Thing That Happened to Emily When She Was Younger</em>, directed by Joe Swanberg and featured in the anthology film <em>V/H/S</em>, released in 2012; and the film <em>Face 2 Face</em>, directed by Matt Toronto and released in 2016. Through this analysis, we seek to understand the remediations present in each work and how the digital world and virtual relationships are portrayed. The analysis methodology is based in David Bordwell's (2007) <em>poetics of cinema</em>.</p> Murilo Bronzeri Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/38 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300 Poder e liberdade de imprensa https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/20 <p>Este artigo faz reflexões analíticas sobre a liberdade de imprensa a partir do caso do jornalista Rubens Valente. Condenado a pagar uma multa de R$ 310 mil ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Valente publicou em 2014, o livro Operação Banqueiro, Geração Editorial, objeto de sua condenação. O embasamento teórico foi dado por autores como Daniel Cornu, Alysson Mascaro e Ciro Marcondes Filho.</p> Ana Elizabeth Lima Vasconcelos, Rosinei Aparecida Naves, Francisco Moacir Assunção Filho Copyright (c) 2025 Revista Narratio https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/article/view/20 Tue, 17 Jun 2025 00:00:00 -0300