Dossiê Narratio – Relações Estéticas e Representações da Cultura no Audiovisual
Chamada de Trabalhos: Dossiê Narratio 2023
Tema: Relações Estéticas e Representações da Cultura no Audiovisual
Editora convidada: Laura Loguercio Cánepa (UAM)
Editores científicos da revista: Cesar Adolfo Zamberlan (USJT); Maira Mariano (USJT); José Augusto Mendes Lobato (USJT); Marcelo Monteiro Gabbay (USJT)
Período para submissões: de 5 de outubro a 2 de novembro de 2023
Previsão de publicação do dossiê: 20 de dezembro de 2023
Ora entendida como processo perceptivo geral, ora como um método para o exame histórico e a apreciação de criações da sensibilidade humana, a estética é um importante operador conceitual para a análise de interações vinculadas a produtos midiáticos. A despeito de sua dimensão subjetiva e força interior, a aisthesis tem caráter eminentemente social; supõe a existência de representações capazes de fazer circular e mobilizar visões de mundo por artefatos da linguagem, construindo noções consensuais ou convencionalizadas que viabilizam o reconhecimento e domesticam o visível. Entende-se, assim, que investigar as relações estéticas é profundamente necessário a qualquer estudo sobre representações nas mídias. Cabe a essas relações tanto reverberar imagens consolidadas do mundo nos objetos midiáticos quanto refletir as disputas, os regimes de visibilidade e os exercícios de poder ligados às culturas, aos povos e às comunidades.
Partimos de uma hipótese em particular para eleger a análise dessas relações como foco do dossiê “Relações Estéticas e Representações da Cultura no Audiovisual”, de Narratio: acreditamos que o campo de estudos da imagem, do som e multimeios propicia um olhar abrangente sobre diversos gêneros/formatos – a ficção, a não ficção, a comunicação empresarial, a publicidade, a videoarte etc. – que exercem notável influência sobre a rotinização das representações sociais. Entendemos, também, que o estudo dos processos estéticos deve ultrapassar o julgamento de obras e partir à análise de interações e dinâmicas sociais, nas quais emergem e se projetam costumes e modos de vida, bem como questões relacionadas ao gosto e aos sentidos da beleza e conformidade. Por fim, reconhecemos que investigar procedimentos de narração e questões do discurso tangencia inevitavelmente as interações comunitárias, sujeitas aos riscos e impactos da midiatização.
Nosso objetivo com o dossiê é contribuir, no próximo número da revista, para a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento que tenham como objeto as interações sociais propiciadas por produtos da cultura audiovisual contemporânea, com olhar atento às relações e experiências estéticas. São admitidos trabalhos erguidos sobre diversos métodos e técnicas – tais como a análise do discurso, a narratologia, a análise fílmica, os estudos de recepção etc. – que lancem foco sobre processos e produtos audiovisuais em suas intersecções com as representações coletivas e as formulações da cultura e da identidade.
Além dos artigos destinados ao Dossiê, Narratio segue recebendo trabalhos em fluxo contínuo para esta edição, atendendo às Normas de Submissão e ao Foco e Escopo da revista.
Para mais informações sobre o processo de submissão, acesse https://revistanarratio.emnuvens.com.br/narratio/normasdesubmissao.