Explorando a Semiosfera
fronteira e o cotidiano em Kiarostami e Taniguchi
Palavras-chave:
Semiosfera, Cotidiano, Cinema, MangáResumo
Este estudo compara o cinema de Kiarostami e o mangá de Taniguchi, analisando como ambos exploram o cotidiano e a linguagem a partir da perspectiva da Semiótica da Cultura, com base no conceito de semiosfera (Lotman, 1999). A pesquisa foca no filme Onde fica a casa do meu amigo? (1987) e no mangá O homem que passeia (2017), abordando como essas obras rompem com o industrial e oferecem novos olhares narrativos. Utilizando os conceitos de semiosfera e fronteira (Lotman, 1999; Trías, citado por Perez, 2008/2009) e as teorias de Eisenstein (2002) e Cirne (1975) sobre a linguagem do cinema e dos quadrinhos, a análise aplica a ideia de fronteira entre as duas formas de arte, ilustrada por fotogramas e uma página do mangá. O estudo conclui que essas linguagens dialogam de maneira significativa, especialmente nesse espaço liminar.