Vogler e K-pop
a jornada do herói no trailer do álbum NOEASY do grupo Stray Kids
Palavras-chave:
Narrativa; K-pop; videoclipe; jornada do herói; indústria fonográfica.Resumo
As narrativas estão presentes de diversas formas no cotidiano dos sujeitos. A sua construção e estrutura é fundamental para entender como produtos midiáticos ganham a atenção e envolvem o público. Partindo da perspectiva da estrutura narrativa, utiliza-se a jornada do herói, na leitura de Christopher Vogler (2006), para observar como a estrutura é aplicada ao trailer do álbum NOEASY do grupo de K-pop Stray Kids. Através da observação, é possível evidenciar como empresas, como a indústria fonográfica, utilizam das narrativas como estratégia para envolver o público e criar universos únicos para cada lançamento. Mas, mais particularmente, apontamos o uso estratégico que o grupo Stray Kids faz dos elementos narrativos ao apropriar-se da expressão noise music usualmente atribuída pejorativamente às músicas do grupo, que agora emerge como elixir no trailer em estudo, ressignificando-a.